segunda-feira, 21 de abril de 2008

CURTA OS LIVROS, LEIA A VIDA!

UNIVERSIDADE FEDRAL DO RIO GRANDE DO SUL
INTERDISCIPLINA- SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

SALETE CHAGAS SCHMIDT

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS:
CURTA OS LIVROS, LEIA A VIDA



JUSTIFICATIVA:

No terceiro semestre de nosso curso no PEAD, trabalhamos a disciplina de Literatura Infantil e infanto-juvenil, onde pude conhecer um pouco mais sobre a arte de contar histórias e a necessidade de se fazer da hora do conto um momento mágico, lúdico e significativo não só para quem ouve, mas também para quem conta. Percebi também minha ignorância e preconceito a respeito da importância da utilização dos contos de fadas no imaginário infantil, que até então considerava um material ultrapassado e saturado.
Tomando consciência das falhas cometidas por mim com relação à literatura em quanto professora de educação infantil e avaliando tratar-se não de um problema específico de minha pessoa, já que o vejo constantemente nas praticas de meus colegas de escola, optei por desenvolver meu plano individual de estudos com base na Relação entre a Literatura infantil e o desenvolvimento integral da criança.

OBJETIVO GERAL:
Busca propiciar a interação e contato das crianças com os clássicos e outras modalidades da literatura infantil de forma lúdica e prazerosa, ampliando o interesse e a qualidade das leituras realizadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Valorizar atividades com a literatura infantil em sala de aula;
· Promover o contato das crianças com obras literárias;
· Despertar o gosto pela leitura com atividades estimuladoras da imaginação e criatividade, propondo a interação da obra literária, as artes plásticas e as demais áreas do conhecimento;
· Promover a criação de uma biblioteca de literatura infantil para que os alunos possam dividir com suas famílias o prazer da leitura;
· Organizar sessões de hora do conto integradas ao teatro e abrangentes a toda escola;
· Elevar a auto-estima, desenvolvendo a capacidade crítica e de observação, facilitando a expressão oral e artística, valorizando a disciplina e cooperação mútuas, além do resgate de valores essenciais para a vida pessoal e em sociedade;
· Propiciar momentos que facilitem o entendimento de que o texto escrito é uma forma de representar a realidade. Que ali estão às aventuras, os divertimentos, os problemas, os sonhos, as tarefas, os relacionamentos que existem em seu cotidiano. E que através da literatura é possível ler o próprio mundo em que vivem.



PRAZO DE EXECUÇÃO:
Será desenvolvido no decorrer do semestre, podendo entender-se conforme necessidade tempo ou ampliação do mesmo.

ESTRATÉGIA DE AÇÃO:

· Incentivar e promover momentos de estudo e pesquisa entre os professores, como forma de fruir qualitativamente estes conhecimentos;
· Vivenciar a relação teoria-prática, trocar informações com os professores, promover avaliações constantes do processo;
· Selecionar e ler antecipadamente os livros propostos, planejando e organizando não só a forma de apresentação, mas as possíveis conexões que serão trabalhadas;
· Convocar as famílias e a comunidade a participar da criação da biblioteca, com doação de livros novos ou usados em bom estado, dividindo responsabilidades e unindo elos sociais;
· Procurar editoras para solicitar doações de livros infantis;
· Realizar releituras de obras literárias e produções textuais coletivas ou individuais (de acordo com as faixas etárias) e com temáticas que variam de acordo com a área do conhecimento em foco;
· Organização de uma feira, onde serão expostas as obras dos alunos;
· Produção, caracterização e encenação, pelas crianças, de uma peça teatral (que será apresentada na feira);
· Levar as crianças a um passeio pela Biblioteca Pública;
· Investigar a possibilidade de trazer a escola uma companhia de teatro ou um escritor infantil;


RECURSOS:

· Livros de pesquisa;
· Livros de literatura infantil;
· Sites que tratem do tema e possam ajudar nas pesquisas e no trabalho;
· Solicitar à direção que nos forneça ofícios para solicitação de doação junta as editoras, de transporte para o passeio e apoio da SMEEC na tentativa de conseguir uma companhia de teatro ou autor que nos visite;
· Elaboração de um cronograma, onde serão especificadas datas e locais para realização das atividades;
· Materiais de uso comum, sucatas, etc. Que servirão na confecção dos materiais e fantasias para os trabalhos;
· E outros que poderão surgir no decorrer do trabalho, conforme as necessidades criativas do grupo.

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