domingo, 29 de junho de 2008

EM ESTUDOS SOCIAIS...






















Na disciplina de estudos sociais, as noções de tempo e espaço foram trabalhadas, valorizando a história individual de cada um e avançando aos poucos para as relações família, comunidade e humanidade. Tudo isso envolvendo conceitos científicos e praticas cotidianas.
Para trabalhar com meus alunos pequenos estas relações de tempo e espaço, a principio tive muitas dúvidas, mas após iniciar as leituras do livro Estudos Sociais - Teoria e Prática, de Aracy do Rego Antunes,Heloísa Fesch Menandro e Tomoko Iyda Paganelli, percebi que em minha prática de sala de aula realizava muitas das atividades propostas por estes autores, porém sem o conhecimento e olhar atento aos objetivos propostos.
Porém acredito que o ponto mais importante desta disciplina, foi insistentemente procurar conscientizar os professores da importância dos Estudos Sociais na formação globalizada dos educandos e a necessidade de que o profissional da educação se aprofunde em temas de importância do aluno e da comunidade.
O envolvimento e a responsabilidade profissional fazem com que os temas tornem-se menos rasos e as propostas de trabalho sejam mais do interesse dos alunos, tocando ao professor o papel de provocador e mediador das questões.
A valorização da cultura, o insentivo a criatividade, a curiosidade, a cooperação, leval a superação dos limites e o envolvimento não só dos alunos, mas todos os interessados no crescimento não de uma criança, mas de uma sociedade!












Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Salete!

Nesta postagem tu já nos situa dizendo qual interdisciplina norteou a realização de tua atividade. Inclusive faz uma reflexão muito boa em torno dela, evidenciando-a e resaltando como foi importante a realização de leituras para um melhor esclarecimento. Mas perceba que não nos conta como foi a atividade. Apenas fala que realizou relações de tempo e espaço com teus pequenos... Certo?
Um abração,
Fabi