segunda-feira, 16 de novembro de 2009

QUINTA POSTAGEM - TRABALHO COM PROJETOS


Para esta postagem, trago uma atividade de Didática que consistiu em Destacar aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos e nos questionar sobre as diferenças e/ou semelhanças entre a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Para realização de tal atividade, realizamos a leitura do texto “Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares”, que orientaram nosso trabalho, mas também e principalmente contribuíram para uma reavaliação de minha prática.

Sou uma professora que busca trabalhar com projetos, que busca trazer informações variadas, que está aberta as opiniões e interesses dos alunos, muito embora nem sempre seja uma tarefa fácil, principalmente na educação infantil.

Sempre tive certa dúvida quanto à validade de meus esforços e o quanto eles conseguiam ser compreendidos por meus alunos, ainda que os resultados dos trabalhos de nossa turma sejam na maioria das vezes muito bons e quando não vão tão bem assim, não tenho problemas em repaginá-los ou buscar novas alternativas juntamente com as crianças. Mas a dúvida e a sensação de falha são sempre muito fortes.

Meu pensamento sempre foi que, no fundamental, trabalhar com projetos seria mais tranquilo, já que os alunos têm mais maturidade e capacidade de pesquisa, as construções de leitura, escrita e letramento estão muito mais desenvolvidas e caso ajam lacunas, sempre haverá a boa e velha listagem de conteúdos programáticos ali, firme como uma rocha para socorrer uma professora a deriva.

No entanto, pude conferir na prática uma afirmação dada pelo autor, de que os trabalhos com projetos, assim como a construção do tema visa fortalecer o interesse e a valorização dos conhecimentos de cada pessoa envolvida no projeto. Isto significa que não importa se é um adulto ou uma criança, se é um aluno ou o professor, pois todos estão aprendendo.

(...) Esse envolvimento dos estudantes na busca da informação tem uma série de efeitos que se relacionam com a intenção educativa dos Projetos. Em primeiro lugar, faz com que assumam como próprio o tema, e que aprendam a situar-se diante da informação a partir de suas próprias possibilidades e recursos. Mas também lhes leva a envolver outras pessoas na busca de informação, o que significa considerar que não se aprende só I\la escola, e que o aprender é um ato comunicativo, já que necessitem da informação que os outros trazem. Mas, sobretudo, descobrem que eles também têm uma responsabilidade na sua própria aprendizagem, que não podem esperar passivamente que o professor tenha todas as respostas e lhes ofereça todas as soluções, especialmente porque, como já foi dito, o educador é um facilitador e, com freqüência, um estudante a mais.” (Hernández & Montserrat .1998,p.12).

Mas a teoria sempre é muito bonita e a prática é que nos provoca medo! Pois é dela que retirei a idéia de estar no caminho certo, já que por intermédio de uma aluna de 05 anos, descobri que um trabalho muito pesquisado e bem planejado, sob a ótica das crianças foi falho! E esta mesma menina trouxe a sala de aula, o material que ela selecionou para trabalhar com os colegas que adoraram o tema, passaram a levantar hipóteses e solicitar material, mas que de minha parte na ocasião em que o trabalhei, não houve se quer referencia.

“O ponto de partida para a definição de um Projeto de trabalho é a escolha do tema. Em cada nível e etapa da escolaridade, essa escolha adota características diferentes. Os alunos partem de suas experiências anteriores, da informação que têm sobre os Projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes. Essa informação se torna pública num painel situado na entrada da escola (com isso, as famílias também estão cientes). Dessa forma, o tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.” (Hernández & Montserrat. 1998 p.12)

Devem ter ficado curiosos para saber o que a menina levou, não?!

A menina solicitou atenção da turma para apresentar uma folha de ofício impressa sobre a Escócia (tema anteriormente estudado) e a possível existência do “Monstro do lago Ness”, o qual ouviu em uma reportagem.

Nossa turma já visitou o lago Ness pelo Google Earth, inclusive o que se imaginou poder ser sua aparição no lago, assistimos o filme “Meu monstro de estimação” e estamos em pleno andamento das pesquisas para descobrir ao certo de onde surgiu a lenda.


LINK DA ATIVIDADE APRESENTADA


REFERÊNCIAS:



· HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

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