domingo, 30 de dezembro de 2007

A ALEGRIA DE APRENDER É MÚSICA PARA MEUS OUVIDOS.




A disciplina de música na escola foi uma das mais difíceis, para mim, desde o inicio do curso.
Eu adoro música, gosto de proporcionar momentos de musicalidade aos meus alunos, mas como a maioria das disciplinas deste semestre, sem a menor técnica ou conhecimento formal.
Na verdade continuo sem saber muito, ainda não tenho condições de gravar um cd, mas em meu trabalho, tenho diversificado minhas propostas.
Trazer a música para sala de aula, não significa apenas deixar tocar um cd durante todo o período, mas utilizar a melodia, o ritmo, a rima e toda a magia que ela pode proporcionar como forma de divertir, integrar e ensinar.
Tenho procurado trabalhar desta forma, tenho me empenhado em fazer bom uso da música em meu trabalho, tenho tentado respeitar e aproveitar o conhecimento dos alunos. Mas devo admitir que não seja fácil, às vezes parece tratar-se de algo destinado a poucos, por uma vocação divina.
Realizei alguns trabalhos com meus alunos, mas dois deles foram os que me trouxeram maior alegria, não por sua perfeição, mas pelo interesse e comprometimento dos alunos foram a de produção de instrumentos musicais (chocalhos) e o uso deles para apresentação de uma música de Pixinguinha e em uma atividade feita para a disciplina de teatro, com uma roda cantada bem conhecida pelos alunos: A linda Rosa Juvenil.
Nesta disciplina, considero ter sida minha maior aprendizagem, a reutilização de uma ferramenta comum como a música, de uma forma que eu não havia utilizado antes, como ligadas ao teatro, a literatura e aos jogos.

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Salete querida!
Fiquei realmente muito feliz quando deparei-me com todas estas PRECIOSIDADES que nos apresentaste em teu portfolio.
Espero que, no próximo semestre, sejamos parceiras na construção deste ambiente.
Parabéns pelo eficiente trabalho.
Beijão pra ti.
Suelen - tutora da sede