sábado, 24 de maio de 2008

PLANO EM AÇÃO

O plano de estudos ao qual planejei e me preparei para por em prática, na verdade iniciou-se antes mesmo do trabalho solicitado no PEAD, já que ao final do ano de 2007, nas reuniões pedagógicas de uma de minhas escolas, nos reunimos para fazer o balanço do ano e as necessidades e projetos para o próximo. Propus então este trabalho, entendendo que não se tratava apenas de uma necessidade particular, mas do grupo de professores em geral, o que se traduzia em um péssimo ambiente lúdico-literário aos alunos.
A proposta foi rapidamente aceita por todo o grupo e assim que iniciamos o ano letivo, foram dados os primeiros passos para alcançar nossos objetivos que no momento não estavam tão bem organizados como após a solicitação do plano de estudos.

1) Reunimos todos os envolvidos no projeto, para montar um calendário de atividades que se especificou da seguinte forma:
· Uma vez por mês os professores se reuniriam para discutir o projeto, neste dia um grupo ficaria responsável pelo tema e o material de pesquisa a ser entregue aos demais.

· Seriam promovidos quinzenalmente horas do conto, com responsabilidade da turma (os alunos deveriam participar de alguma forma do trabalho).

· Com atenção as demais atividades da escola, foi montado um calendário para estas horas do conto, observando-se épocas de intensa atividade como semana de adaptação escolar, semana das mães, dos pais, natal, etc. Onde não seriam realizados, para que o excesso de trabalho não prejudicasse a qualidade do projeto.Cada turma ficaria responsável por 04 quinzenas no ano, sendo que subdivididas entre professoras manhã e tarde.
Esta divisão não impedia que os responsáveis diretos buscassem auxilio em outras turmas ou turnos.
O calendário de berçário, maternal I, maternal II e jardim ficou assim:
MARÇO
1ª (-)
2ª JARDIM MANHÃ

ABRIL
1ª MII- TARDE
2ª MI- MANHÃ

MAIO
1ª (-)
2ª BERÇÁRIO-TARDE

JUNHO
1ª JARDIM-TARDE
2ª MII-MANHÃ

JULHO
1ª MI – TARDE
2ª BERÇÁRIO-MANHÃ

AGOSTO
1ª (-)
2ª JARDIM-MANÃ

SETEMBRO
1ª MII-TARDE
2ª MI-MANHÃ

OUTUBRO
1ª BERÇÁRIO-TARDE
2ª JARDIM-TARDE

NOVEMBRO
1ªMII – MANHÃ
2ª MI - TARDE

DEZEMBRO
1ª BERÇÁRIO-MANHÃ
2ª (-)


2) Foram enviados bilhetes as famílias, informando sobre o projeto da biblioteca e solicitando apoio:

Sr. Pais e comunidade

Interessados em melhorar a qualidade da educação de seus filhos, estamos desenvolvendo o projeto: Biblioteca Itinerante, que visa incentivar o hábito da leitura e estender a magia literária até suas casas. Para tanto, precisamos e contamos com seu apoio e colaboração.
Ajude a ampliar a Biblioteca de nossa escola doando livros novos ou usados em bom estado de conservação, que com certeza farão a alegria de nossas crianças.
A Direção

A partir destes primeiros passos, iniciamos nossa caminhada. Foi realizada uma reunião dos professores e duas horas do conto, que ao considerar a pouca experiência e hábito neste tipo de atividade, os resultados foram maravilhosos.
No entanto, minha participação no projeto dessa escola chegou ao fim, já que recebi transferência para outra escola da rede e nessa pretendo também trabalhar neste sentido, já que os problemas se parecem muito, embora na nova escola já exista uma sala Múltipla, onde há um espaço próprio de hora do conto, com fantasias, enfeites, espelhos, etc. Só não possuem um bom aproveitamento.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Oi Salete,

agora só falta uma reflexão sobre a aprendizagem relacionada a esta atividade. Eu lhe sugeriria acrescentar alguma leitura que acrecentasse algo ao que você já sabe, pois só se aprende aquilo que não se sabe.
Leonardo.