Esta cultura escolar que mistura falta de esperança, conformismo e arrogância é que colocou a classe dos professores em declínio e a dos decentes em fatal prejuízo. Segundo ARROYO, Miguel G. (Ofício de Mestre: Imagens e Auto-Imagens. 02. Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2000.)
"Certezas múltiplas protegem nossas tranqüilidades profissionais. Vêm do cotidiano. Dá a segurança necessária para repetir ano após ano nosso papel. São os deuses que protegem a escola e nos protegem. Não constam em tratados de pedagogia, nem nos regulamentos, nem nos frontispícios das escolas. São certeza que não se discutem, tão ocultas no mais íntimo de cada mestre. Não afloram. Tão inúmeras que não dá para contá-las nas pesquisas. São nossas certezas. Garantem velhas mudanças. Com um termo mais na moda diríamos que essas certezas são a cultura escolar, a cultura profissional. São nossas crenças e nossos valores. Não se discutem se praticam com fiel religiosidade."
"O tempo tem tempo de tempo ser,o tempo tem tempo de tempo dar,ao tempo da noite que vai correr,o tempo do dia que vai chegar."
Ruy Barata
Podem nos faltar palavras, novidades ou tempo, mas o espaço é infinitamente nosso!
"O virtual usa novos espaços e novas velocidades, sempre problematizando e reinventando o mundo. Outro caráter que confere à virtualidade é o de sua passagem do interior ao exterior e do exterior ao interior (efeito Mochius). No virtual, explica ele, os limites de espaço não são mais dados e há um compartilhamento de tudo, tornando difícil distinguir o que é público do que é privado, o que é próprio do que é comum, o que é subjetivo do que é objetivo. "
LÉVY, Pierre. O que é virtual?
Trad. Paulo Neves. São
Paulo, Ed. 34, 1996. 157p.
SÓ ESPERO QUE ENCONTRE O CAMINHO DE VOLTA!!
VAMOS AS APRENDIZAGENS...?!
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