domingo, 29 de junho de 2008

PLANO EM AÇÃO 02

Ainda na luta por alcançar os objetivos traçados em nosso plano de estudos (e quando digo nosso, não me refiro apenas a mim e meus alunos e os demais membros da escola onde estou desenvolvendo, mas de todos os que por aqui passarem e se envolverem de uma forma ou de outra com nosso trabalho) e passada a dificuldade de troca de escola, pude realizar algumas atividades que trouxeram muita alegria, descontração e ludicidade para dentro de nossa sala de aula. Além de terem motivado um trabalho de pesquisa e de organização e muito interessantes.


HORA DO CONTO COM A VOVÓ


Na semana da família na escola, fizemos o convite para que os familiares que desejavam realizar alguma atividade com as crianças poderiam fazê-lo nesta semana. Com este convite, recebemos a visita de uma avó contadora de histórias. Foi absolutamente lindo! Ela contou a história do Chapeuzinho Vermelho, o texto tradicional, os mesmos personagens e sem nenhum recuso visual, mas deu um show de contação de histórias. A entonação de voz era perfeita, cada personagem tinha voz diferente do outro, o texto era todo rimado e cada passagem era marcada por uma pequena música ou versinho. Além disso, seu vocabulário era tão diferente que chamava atenção não só das crianças, pois usava palavras que hoje quase não são se ouve. Logo no início da apresentação até aconteceu algo engraçado. A Vovó falou as crianças:
“- Prestem bem atenção crianças, pois no final, vou indagar de vocês a história!”
É claro que os alunos se apavoraram, será que indagar dói?
Foram tiradas algumas fotos, mas a escola ainda não me passou elas e por este motivo não serão postadas.


POESIA PARA CRIANÇAS


Ao pesquisarmos as diferentes formas de linguagem com nossos alunos, percebemos o grande interesse deles por músicas. Partindo deste interesse, trabalhamos as rimas e para clarear o significado e a construção das rimas, foram apresentados alguns versos e poesias, além de ser inventada uma rima engraçada para cada nome. Tudo estava tão divertido que resolvemos encenar alguns versos na sala. Como todos estavam animados, ensaiamos o põem de Cecília Meireles: As Meninas, para apresentar a toda a escola.


As Meninas
Arabelaabria a janela.
Carolinaerguia a cortina.
E Mariaolhava e sorria:"Bom dia!"
Arabelafoi sempre a mais bela.
Carolina,a mais sábia menina.
E Mariaapenas sorria:"Bom dia!"
Pensaremos em cada meninaque vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
uma que se chamou Carolina.
Mas a profunda saudadeé Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"



Todo mundo gostou! E agora, estamos nos preparando para encenar a poesia de Vinicius de Moraes: O Mosquito, escolhida pelos meninos, que não ficaram satisfeitos de não participar do primeiro teatro.



TODO MUNDO GOSTA DE UMA BAGUNÇA!


Ainda na semana da família na escola, precisávamos fazer um encerramento à altura da participação tão especial que havíamos tido por parte dos pais. Após muito pensarmos, chegamos à conclusão que o melhor seria presenteá-los com boas risadas e assim montamos uma peça teatral, que seria apresentada pelas professoras para alunos, pais e comunidade. A peça escolhida se chamava: Os três Porquinhos em: A melhor das feras!
Não foi nenhuma produção de Hollywood, mas que foi bem engraçado foi! Com direito até a notinha no jornal!

Nenhum comentário: