quinta-feira, 2 de outubro de 2008

CONFLITOS DESEJÁVEIS

Desde o inicio deste semestre, temos nos dedicado a realização dos Projetos de Aprendizagem. Cada idéia, certeza, dúvida ou erro, são passos para a construção desta nova perspectiva de trabalho docente.
Se me fosse perguntado hoje o que aprendi nesta caminhada, provavelmente teria grande dificuldade em responder, sem ao menos pensar por alguns minutos.
Na verdade, penso que hoje tenho muito mais dúvidas que certezas! E tudo que pensei saber a este respeito, de uma forma ou de outra foi colocada em xeque.
Mas isto não é exatamente o que me preocupa, já que segundo os passos do processo, parece absolutamente natural e salutar estes conflitos que nos perseguem. Compreendo os projetos de aprendizagem como uma possibilidade dos papéis de professor e aluno se confundirem em trocas constantes de curiosidade, dúvidas e descobertas, onde hierarquia e domínio, dão lugar a parceria e a pesquisa.
O desenvolvimento deste trabalho, deve estar focado no interesse ou necessidade dos alunos. E para que possamos ter este olhar atento, não basta estar com a criança e sim estar aberto, como ela, a curiosidade e a criatividade.
Os educadores em geral, costumam responder!
Existem pessoas que realmente acreditam saber todas as respostas! Outras sentem-se rebaixadas com a dúvida!
BOBINHOS...

Um comentário:

Suelen Assunção disse...

Salete querida!
É incrível toda a reflexão que estás fazendo, com relação ao Projeto de Aprendizagem.
O que me parece, é que estás compreendendo perfeitamente a proposta e que, de um modo geral, está correspondendo com tudo o que é proposto.
Quero te parabenizar pelas belíssimas palavras.
Beijao
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V