domingo, 14 de junho de 2009

AULA NOTA 10!!



Em nossa última aula presencial, ocorrida no dia 03 de junho, nos reunimos para literalmente por a prova nossas aprendizagens a respeito da Epistemologia Genética.

Não foi realizado nenhum teste, prova ou algo que lembre os moldes das “sabatinas” tradicionais, onde precisamos estudar horas a fio, especificamente para prestar um exame, que receberemos imóveis, nos debruçaremos sobre ele com mãos frias e olhos fixos, já que o olhar para o colega pode levar a uma má interpretação por parte do professor, que caminha atento e calado entre as classes devidamente afastadas de uma sala silenciosa e apavorantemente preocupada em provar, através das perguntas do professor, tudo o que conseguiu aprender sobre a matéria.

Não, não foi assim nossa experiência nesta aula, mas foi algo que de fato me fez medir de uma forma diferente o que tenho conseguido aprender não só sobre a Pedagogia Relacional e o construtivismo, mas principalmente sobre minhas inclinações profissionais, sobre como aprendo e como meu aluno aprende e o quanto podemos aprender juntos.

Nunca imaginei que em meio a tantos conceitos, com tanta gente falando juntas e num ambiente quase que pueril, eu poderia fazer, ajudar a fazer e ver fazer tantas construções, sem auxilio de livros, ferramentas multimídia, etc. Apenas nossas cabeças, nossas parceiras de trabalho, o que inclui a figura da professora que orientava, circulava, compartilhava todos os momentos da construção dos mapas que ao final, para mim, soaram como a materialização de tudo que eu pensava não saber, mas só não havia feito a pergunta correta!

2 comentários:

Catia Zílio disse...

Olá Salete!
Quem diria, heim? Nem parece a mesma que há tempos atrás me mandou um e-mail dizendo: "até agora não tive nenhuma além de que organização e bom senso não faz mau pra ninguém." (29/04/09).
Fico muito feliz em acompanhar esta mudança na tua percepção sobre tuas aprendizagens. Vale lembrar que os desequilibrios também são momentos fundamentais na construção de conhecimentos.
Abraços, Cátia

Catia Zílio disse...

Só para embasar teoricamente o que já havia te dito lá em abril:

"O portfólio educacional ilustra objetivos, experiências e conquistas em processo, podendo abranger longos períodos. Esse material não se restringe à apresentação dos níveis mais elevados de realizações, mas sim de avanços, limitações, avaliações, retomadas, investimentos em processo. (...) É também um valioso instrumento de avaliação do que está sendo desenvolvido e que deve ser compartilhado com o professor e com os colegas." (CARVALHO, Marie Jane Soares. PORTO, Leonardo Sartori. Portfólio Educacional: proposta alternativa de avaliação - guia didático. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p.16)