sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

BRINCANDO E FAZENDO ARTE 2

PARA TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Peço desculpas a todos, mas gostaria de reiniciar meus comentários a respeito de minhas aprendizagens e dos fatos que me levam a acreditar tratar-se de verdadeiras aprendizagens, ou seja, coisas que de uma forma ou de outra modificaram meus pensamentos e minha forma de encarar meu trabalho e minha vida acadêmica, transformando assim também minha vida pessoal.
Nas primeiras postagens, estive presa aos formalismos, tentando adivinhar a melhor forma de expressão e posicionamento, que agradassem aos leitores. Mas estava muito difícil, tentei e não consegui! Na verdade, também não sou muito boa nestas coisas de tentar agradar!
Foi quando percebi meu erro! Se as aprendizagens e as evidências são minhas, o caso não é de agrado e sim de percepções e sinceridade.

ENTÃO, VAMOS AO QUE INTERESSA!!

Com a disciplina de ludicidade, consegui ver de outra forma a importância do brinquedo na vida da criança. Percebi que não é impossível trabalhar sem materiais industrializados, que a produção de seus próprios brinquedos traz alegria, criatividade e auto-estima as crianças, além de trazerem para fora, os sonhos e inquietações de cada um.
Mudar nossa prática não é fácil, mas acredito que estou no caminho certo!
Muitas vezes fiquei chateada, quando nas produções com sucata, o material ficava muito “feio”, com minhas novas aprendizagens, descobri que mais importante é o valor simbólico que é dado ao objeto e este, pertence somente a quem brinca. Trata-se de um momento único, individual e mágico, como os contos de fadas!

E por falar em fadas...
Literatura, quanta emoção!
Recordei contos e poemas de minha infância. Já tinha esquecido como é bom ler e fazer poesia! Brincar com as histórias, modificando, misturando, criando sonhos.
Em nosso dia-a-dia profissional, muitas vezes perdemos a magia e nos tornamos mecânicos, contamos histórias, por que sim! Conhecer os segredos da contação de histórias foi um grande aprendizado, que ainda pretendo melhorar muito. Mas evidência do que digo só pra quem assistiu nosso encontro de contação de histórias, que foi lindo!
Porém, durante todo este semestre, para mim o mais interessante foi mudar meu olhar, talvez até meu preconceito com os contos de fadas. Nunca gostei muito de trabalhar com eles, não conseguia os ver pelo ângulo que me foi mostrado, a importância de se trabalhar a magia, o encantamento. E principalmente ficar livre da necessidade de ser didática, pedagógica e politicamente correta o tempo todo. “Sonhar não custa nada!”

E para exercitar toda esta liberdade de criação, não poderia deixar de falar da disciplina de Teatro.
Nunca imaginei que as brincadeiras que costumo utilizar em sala, pudessem servir como exercícios de teatro. Fiquei apaixonada pelo resultado do trabalho de teatro dos meus alunos, a partir das técnicas aprendidas na disciplina.
Ai esta outra evidência de aprendizagem, já que mudei meus conceitos de uma boa ou má representação teatral. Percebi que o mais importante é a diversão, a empolgação, o envolvimento dos alunos em todo o processo.
Estas três disciplinas, ao menos em minha cabeça, caminharam sempre juntas. A todo o momento encontrava conexões entre elas e por este motivo me trouxeram muitas aprendizagens, auxiliaram meu trabalho como professora de educação infantil e como mãe.

Nenhum comentário: