terça-feira, 5 de maio de 2009

INJEÇÃO NA VEIA DOI... MAS AJUDA!

Este semestre não está sendo fácil!
E entre tantas dúvidas, resta uma certeza: Não está fácil sendo para ninguém! Qual o argumento para esta afirmação? Os pedidos de socorro diários das colegas!
E em meio a tanta loucura de pesquisa, lê, chora, reclama , posta, espera comentário, lê de novo, chora de novo, algo realmente novo aconteceu! Na verdade o fato não era novo, mas sim o efeito que provocou. Recebi mais um e-mail, dos tantos com lembranças e cobranças de datas, postagens, leituras, fóruns, etc. Ao menos foi o que pensei ao vê-lo em minha caixa de mensagens. O e-mail muito gentil falava das vantagens e necessidades de se manter o portfólio de aprendizagens atualizado, com postagens significativas. Não foi necessário um só segundo para que a resposta fosse enviada. Entre outras coisas, expliquei de meu desespero, de minha falta de tempo e de todos os pesadelos que sufocam a mim e a todas do PEAD, inclusive a dúvida se estava ou não tendo alguma aprendizagem, pela simples razão de não conseguir pensar sobre isso!
Até ai, tudo mau! Mas a diferença estava na resposta que tive!
Não uma relembrança de prazo, não uma sugestão de leitura. Mas uma aceitação deste desespero, uma proposta de cumplicidade e um convite a dividir no Portfólio de Aprendizagens, de forma pensada e calma todas as tristezas e anseios que naquele momento me pesavam. Ela não cobrou, não questionou só me aceitou!
Neste momento eu pude enxergar a primeira aprendizagem:
“Não podemos ficar tensos e apreensivos com os trabalhos a ponto de ficarmos desesperados e de perdermos a alegria de aprender. Mas também não podemos ficar relaxados e tranqüilos a ponto de nos tornarmos medíocres.”
É claro que pude pensar também sobre as diversas informações que tivemos até agora e a estas pretendo me dedicar a seguir. Mas por hoje, gostaria de agradecer a tutora Cátia Zílio pela intervenção ou diria injeção de ânimo direto em minha veia!
Gostaria também de estender este agradecimento as demais tutoras de todas as disciplinas, que de uma forma ou de outra tem nos auxiliado neste caminho.


2 comentários:

Catia Zílio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Catia Zílio disse...

Olá Salete!
Me emocionei ao ler este teu primeiro registro de 2009. É uma grande realização saber que pude constribuir em tuas aprendizagens e não esqueças que podes contar comigo para o que der e vier.

Em relação a tua primeira aprendizagem quero compartilhar contigo o trecho de uma música que gosto muito:

"Não vá levar tudo tão a sério
Sentindo que dá, deixa correr
Se souber confiar no seu critério
Nada a temer
Não vá levar tudo tão na boa
Brigue para obter o melhor" Trecho da música 'A carta' de Djavan e Gabriel, o pensador

Abraços, Cátia