quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1ª SETEMBRO - 1º SEMESTRE

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA

Não há nenhuma dúvida que o primeiro semestre de nosso curso, foi senão o mais importante e difícil. Foi sim o que trousse maiores mudanças em minha vida particular e profissional, já que a partir do referido semestre, voltei a ser aluna, tive que desenvolver habilidades tecnológicas que me eram completamente estranhas, sem perder de vista minha prática profissional, para onde sempre se direcionavam os temas, cumprindo prazos apertadíssimos, ao menos para meu tempo.

Todas as disciplinas desenvolvidas daquele semestre foram importantíssimas, mas como temos de escolher uma, optei pelo critério afinidade, para iniciar as postagens, escolhendo assim ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E ANTROPOLÓGICA, que embora tenha nos deixado apavoradas com a quantidade de atividades, conteúdos e ferramentas tecnológicas de estudo, me trouxe além dos conhecimentos sócio-históricos, a possibilidade de refletir minha postura como ser humano, profissional e aluna.

As discussões trazidas a partir de textos como “A ilha desconhecida”, os estudos sobre Max Weber, Émile Durkheim, Karl Marx, Friedrich Engels, Hegel e Saint-Simon, atrelados a constantes discussões, indagações, provocações da parte da professora e dos colegas, fizeram com que os textos não tivessem apenas a finalidade de resolver problemas discentes, mas de questionas problemas e costumes sociais, que muitas vezes perpetuamos como verdades absolutas no decorrer de nossas vidas.

Dado ao caráter de nossa profissão de educador e a condição de formadores de opinião, esta postura de aceitação destas verdades, tomam proporção ainda maior, já que o “contágio” é em grande escala.

Contudo, acredito que a grande mudança, foi realmente enquanto aluna, já que além de ter de administrar o pouco tempo para estudo, fazer inúmeras leituras com um olhar que buscava constante reflexão e criticidade, ainda precisava-se dominar ou tentar dominar os blogs, Wiki, web sites, chats, fóruns, na grande maioria em grupo, o que me fez aprender, a muito custo, abrir mão de algumas “verdades” do tipo:” Eu só trabalho sozinha!!”

http://saleteschmidt.blogspot.com/2006/09/ilha-desconhecida-jos-saramago.html

Nenhum comentário: