quinta-feira, 30 de setembro de 2010

2ª SETEMBRO - 2º SEMESTRE

ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA e INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS

No segundo semestre, tivemos as disciplinas de ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA e INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS que foram trabalhadas de forma conjunta, dando uma visão bastante ampla do modelo escolar que temos e por que o temos, sendo possível avaliar a trajetória da escola numa perspectiva mundial, mas principalmente as brasileiras, que são de fato nosso maior interesse. Esta viagem as origens escolares, apresentou-se de uma forma nada romântica, provocando grande estranheza e até mesmo certo choque, no entanto, proporcionou um entendimento claro de que a escola é sim um dos mecanismos sociais de manutenção dos sistemas pré- estabelecidos, que o nosso entendimento de “criança” hoje, é muito mais um reflexo de uma necessidade sócio-econômica e cultural, que de fato uma visão embasada nas necessidades e potencialidades da criança.

Por outro lado, percebemos também que ao mesmo tempo em que as infâncias são muito mais respeitadas, a criança é muito mais valorizada e compreendida como ser, que conhecemos as etapas de seu desenvolvimento, estranhamente, esta mesma compreensão, está lançando a criança de volta para a “mini-adultícia”.

Estes aspectos levantados por estas disciplinas serviram muito, para que em minha vida pessoal, eu pudesse reavaliar minhas posturas como mãe que oferta aos filhos tudo que está na moda e na mídia, sem avaliar quanto esta oferta estará contribuindo para sua formação não só intelectual e psicológica, mas até mesmo física.

Esta mesma observação é repassada a minha função profissional, no qual, além de trabalhar diariamente com crianças, ainda preciso estar preparada para auxiliar as famílias, buscando meios de não permitir que minha prática venha a fortalecer estes modelos.

Nenhum comentário: