quinta-feira, 30 de setembro de 2010

3ª SETEMBRO - 3º SEMESTRE

LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM

No terceiro semestre, destaquei a disciplina de LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM, por se tratar de uma disciplina que além de ser do meu total interesse por motivos pessoais, me trouxe além de alguns conhecimentos novos, a vontade de ampliar estes conhecimentos em minha prática profissional e discente.

Penso que a melhor aula que posso planejar para meus alunos, é aquela que fica com “gostinho de quero mais” e assim, foi para mim esta disciplina. Tanto que a utilizei como fio condutor de minha prática de estágio, assim como a importância e as formas de sua utilização na formação de novos leitores como pesquisa de TCC.

Este envolvimento tem me trazido experiências profissionais e pessoais muito interessantes, que me levaram a pensar sobre alguns conceitos que as vezes mantemos, sem nem mesmo saber de onde tiramos. Mesmo eu sendo uma apaixonada pela literatura e em especial pela infantil, via com reservas os contos de fadas. Não sei se por pensar estarem ultrapassados, se pelo simples fato de querer mostrar coisas novas, mas hoje, vejo que a literatura é uma rica fonte de trabalho, podendo ser aproveitada nas diversas áreas do conhecimento, desde que esteja inserido em uma proposta de trabalho planejada de acordo com o grupo de alunos que temos e com objetivos pretendidos.

É claro que a contação de histórias não pode e nem deve se restringir ao fazer pedagógico, mas de tudo que esta disciplina me trouxe, o que fica com maior força, são suas contribuições nas práticas escolares.

http://peadportfolio156742.blogspot.com/2007/12/brincando-e-fazendo-arte-2_28.html

Nenhum comentário: