segunda-feira, 30 de junho de 2008

A MATEMÁTICA...

Atividades realizadas com minha turma de maternal II, onde eles realizaram a montagem de blocos, seguindo uma squência de posições que eu não especifiquei, apenas mostrei a minha construção.

A partir da observação, cada um foi tentando fazer a sua, conforme iam verificando erros, eles mesmos mudavam sua construção.
Após as construções, observamos se elas mantinham a mesma forma, se vistas de ângulos diferentes.












Trabalho de criação livre, seriação e classificação com blocos lógicos.




Representação termo a termo, seguindo a ordem do jogo.






















Provocou em mim certa confusão de sentimentos. Ao mesmo tempo em que aproveitei muito as indicações, os modelos e as leituras, fiquei muito irritada e nervosa com as inúmeras atividades e prazos de postagens. Mas tudo se resolveu e cheguei viva até aqui!
E como disse alguém que eu desconheço:

"No fim, tudo acaba bem. Se não acabou bem, é porque ainda não foi o fim!"

Tudo que foi visto nessa disciplina foi muito bem aproveitado em sala de aula, coisas que eu até não imaginava que poderia trabalhar na educação infantil, como é o caso de frações e campo multiplicativo.
Muitas das atividades propostas em aula e das que foram criadas por mim, pude experienciar com meus alunos em sala. Algumas infelizmente não pude registrar por falta de máquina fotográfica. Mas as que consegui, guardarei com muito orgulho.
Gostaria de ressaltar também a importância do banco de atividade e dos sites de apoio dados para pesquisa, que em muitos momentos me tiraram de grande aperto!

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Salete!

Aqui estou (finalmente) para te dar um alô quanto as tuas postagens no portfólio.
Quando relatamos uma atividade desenvolvida, devemos sempre procurar situar o nosso leitor. Digo isso porque muitos que lerão as postagens não farão parte do PEAD e nem estarão por “dentro” do que ocorre nas disciplinas que cursamos. Os próprios tutores só sabem o que acontecem dentro das suas interdisciplinas.
Nesta postagem que fizestes, percebi ao longo de tua narrativa que você se referia à interdisciplina de matemática (embora em nenhum momento tenha escrito), em teu texto você faz a seguinte referência: “Tudo que foi visto nessa disciplina foi muito bem aproveitado em sala de aula”. Tu falas da interdisciplina, mas não diz qual. Entendes?
Percebi também que relatas a forma como foi realizada a atividade com tua turma de maternal e a utilização de blocos para tal. Porém não nos relata como foi o andamento desta construção. Por exemplo: Os alunos trabalharam seriação e classificação, mas o que eles acharam? Como foi esta construção por parte dos alunos? (seria o resultado da atividade). Da tua parte, vi que fizestes uma reflexão em torno desta aprendizagem (muito boa por sinal – Nela percebemos a importância das leituras, reflexões e conteúdos vistos e realizados na interdisciplina). O que está corretíssimo. Pois devemos, além de “narrar” a atividade realizada, fazer uma reflexão sobre este momento. E quanto a evidências: As fotos estão “show de bola”... Pela cara dos personagens, imagino que tenha sido muito bacana a realização, mas você deve escrever...
No mais, toda publicação, deve ter objetivos, organização, planejamento, desenvolvimento, resultados, reflexões e evidências. Certo?
E quanto ao fator tempo... tu como boa profe que és, sabes que nossa vida gira em torno de planejamentos e organização de material para ser utilizado com os alunos em sala de aula (sem contar o fator família, esposa, mãe e dona de casa). E associado a todos estes fatores ainda tem o estudante universitário, que também és.... Não tem jeito, temos que nos educar para darmos conta de tudo que necessitamos fazer.....

Um abração,
Fabi